segunda-feira, 23 de março de 2015

Mesorregiões de Minas Gerais

MESORREGIÕES DO IBGE

Mesorregião do Noroeste de Minas

Mesorregião do Noroeste de Minas

A economia é altamente agrícola, com destaque para a produção de milho, mandioca e feijão, além da criação de gado.







Mesorregião do Norte de Minas

Mesorregião do Norte de Minas

Vem se desenvolvendo muito nos últimos 20 anos, é dividida entre industrial,prestação de serviços, agropécuária e pecuária, conta com grandes multinacionais como a Novo Nordisk, Lafarge, Nestlé, Rima, Petrobras e etc. Tem uma grande área de irrigação (Projeto Pirapora, Projeto Jaíba, Vale do Gorutuba) que exporta frutas para 6 países e atende todo o Brasil.


Mesorregião do Jequitinhonha

Mesorregião do Jequitinhonha

A mesorregião do Jequitinhonha ou vale do Jequitinhonha é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 51 municípios agrupados em cinco microrregiões.
O Vale do Jequitinhonha está situado no nordeste do estado. É uma região amplamente conhecida devido aos seus baixos indicadores sociais e também ao norte é conhecida por ter características do sertão nordestino. Por outro lado, é detentora de exuberante beleza natural e de riqueza cultural, com traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra.
A região, que inicialmente pertenceu à Bahia (até o final do século XVIII), foi incorporada ao estado de Minas Gerais, após a descoberta de diamantes no tijuco (região de Diamantina).




Mesorregião do Vale do Mucuri

Mesorregião do Vale do Mucuri

A mesorregião do Vale do Mucuri é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 23 municípios agrupados em duas microrregiões. Seu nome é dado ao fato de o vale ser percorrido pelo Rio Mucuri. Entre suas principais cidades se encontram Teófilo Otoni, conhecida por sua economia voltada às pedras preciosas, e Nanuque com a pecuária e agricultura como pontos fortes. O Vale do Mucuri encontra-se na porção leste do estado de Minas Gerais.

Mesorregião do Vale do Rio Doce

Mesorregião do Vale do Rio Doce

No Vale do Rio Doce encontra-se municípios de destaque na Siderurgia (produção de ferro e aço) estes formam o Vale do Aço, com indústrias como a Usiminas e Acesita. Outros municípios tem destaque para a produção pecuária, agricultura e comércio.















Mesorregião Central Mineira

Mesorregião Central Mineira

Região que que contribui para a economia do estado principalmente pela agropecuária. Municípios de destaque: Bom Despacho, Curvelo e Três Marias; este último deu nome a uma das grandes represas criadas para a geração de energia hidrelétrica.












Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte

Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte

Concentra a maior parte da população do estado de Minas Gerais. É bastante urbanizada. Tem uma forte e diversificada economia, com importante indústria e comércio dinâmico. Tem um importante turismo de negócios e foi uma das sedes da Copa do Mundo Fifa de 2014.

Mesorregião da Zona da Mata

Mesorregião da Zona da Mata

A Mata Atlântica era originalmente a cobertura vegetal dominante, fato do qual deriva o nome da Zona da Mata. A região ainda possui uma importante produção de café, porém alguns setores industriais se destacam, princialmente em Juiz de Fora.

Mesorregião do Campo das Vertentes

Mesorregião Campo das Vertentes

 A Mesorregião do Campo das Vertentes tem uma atividade econômica marcadamente pecuarista, com a agricultura que também se faz importante; o comércio tem importância principalmente em São João Del Rei, Lavras e Barbacena, e quanto à indústria, Lavras e São João Del Rei lideram com as indústrias de tecelagem e metalurgia; Barroso já tem destaque com a indústria de cimento, sediando uma unidade da Cimento Portland em Prados com uma respeitada indústria de botinas; no mais, São Tiago tem uma considerável indústria alimentícia, com destaque para biscoitos fabricados dentro de padrões artesanais, e, em relação aos municípios desta mesorregião, é comum a grande maioria deles terem fábricas de laticínios.

Mesorregião do Oeste de Minas

Mesorregião do Oeste de Minas

É uma região de alto Ìndice de Desenvolvimento Humano, com uma economia diversificada, principalmente baseada na indústria (como a têxtil e calçadista) e no setor de serviços. Pequena em território e número de municípios, porém com um alto nível de renda e importância desses municípios dentro do estado de Minas Gerais. Destacam-se os municípios de: Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, Formiga, Campo Belo, Oliveira, Arcos e Piumhi.

Mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas

Mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas

O Sul de Minas apresenta grandes altitudes e um clima ameno, fortemente influenciado pela serra da Mantiqueira. A economia é altamente agrícola, com destaque para as plantações de café, apesar de estar se tornando um importante polo nacional de desenvolvimento tecnológico e industrial.

MESORREGIÃO TRIÂNGULO MINEIRO

MESORREGIÃO TRIÂNGULO MINEIRO

Possui dois grandes rios: Grande (limite com São Paulo) e Paranaíba (limite com Goiás). Estes rios se encontram no Pontal do Triângulo e formam o Rio Paraná.

A economia da região tem elevado crescimento tem como destaques a produção agrícola e agroindústria. É importante a distribuição, portanto conta com grandes armazéns de transportadoras

Grandes eventos como a Expozebu, dão destaque nacional ao Triângulo.

Voltar

terça-feira, 17 de março de 2015

Temas e Links

Pobreza







Desflorestamento







Poluição








Movimentos Sociais







Conflitos







Escassez







                                                                                                           Prof. Flávio